Procure por informações antes de iniciar a instalação
A instalação do drywall pode parecer simples, mas demanda um mínimo de conhecimento sobre os materiais que serão empregados e cuidados a serem tomados, como: quais ferramentas usar, atenção para não danificar as placas e os montantes etc. Então, nossa dica é: reúna o material, tenha as ferramentas sempre à mão, não faça nada sozinho e use escadas. Nada de ficar subindo em caixotes ou cadeiras, pois o risco de um acidente é grande. Cuidado em primeiro lugar!
Confira os materiais necessários
Liste todos os materiais que serão utilizados, faça um “croqui”, coloque todas as medidas: altura, largura e comprimento. Vai ter porta? Janela? Coloque tudo no papel e compre o material. No quesito ferramentas elétricas, por exemplo, furadeira e serra, caso não possua ou não tem interesse em adquirir, uma boa opção é o aluguel. Muito mais prático! As placas de gesso acartonado, são disponibilizadas em cores. Confira:
- chapa RU — resistência a umidade, na cor verde — indicada para áreas úmidas, como banheiro, cozinha e área de serviço;
- chapa RF — resistência ao fogo, na cor rosa — indicada para bancadas com cooktop, lareiras e como solução de mitigação em projetos de prevenção e combate a incêndio;
- chapa ST — chapa standard, na cor branca — indicada para paredes internas, forros, revestimento e mobiliário integrados.
Após estipular qual será usada e sua finalidade, é hora dos acessórios. A seguir, uma lista dos materiais para instalar a parede de gesso:
- perfil, montantes e guias;
- presilhas, peças de junção e conectores;
- parafusos e buchas de 6 mm;
- rebites, com mínimo de 4 mm;
- fita para juntas;
- fita de material isolante para perfil;
- massa corrida;
- revestimento cerâmico (se for o caso);
- argamassa de assentamento de revestimento;
- tinta para pintura.
Esse material é o básico para trabalhar com drywall, leve sua lista e peça orientação ao vendedor. Em lojas especializadas, eles são treinados para essa tarefa.
Saiba como instalar parede de gesso
Confira um breve passo a passo que preparamos para você.
Marcar e fixar as guias
Faça marcações no local, confira o nível e as medidas. Fixe as guias no piso e no teto, utilize uma furadeira para fazer os furos, sendo que a distância deverá ser de no mínimo 60 cm entre os parafusos, coloque as buchas, assente o perfil e aparafuse.
Fixar os montantes ou colunas verticais
Devem ser fixados começando por uma extremidade e terminando na outra, com espaçamento de 50 cm entre os montantes.
Instalar os painéis de drywall
Com a chapa na vertical, parafuse de cima para baixo, deixando um espaço de 1 cm entre o parafuso e a borda da placa, a uma distância de 25 cm entre os parafusos. As placas devem ser instaladas dos dois lados do perfil.
Fazer a instalação elétrica e hidráulica
Antes do fechamento da parede, você pode utilizar os furos para a passagem dos fios e cabos de elétrica e hidráulica. Compre os perfis prontos para a instalação das louças e/ou chuveiro.
Finalizar os serviços
Nas emendas, após instalar parede de gesso, use fita e massa corrida. A finalização é como em qualquer outra parede: para o assentamento de azulejos utilize argamassa e rejunte. Na pintura, passe massa para cobrir todos os furos e corrigir as imperfeições, lixe e depois pinte na cor escolhida. Ficou empolgado com as possibilidades do drywall?
Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/paulamoraesarquitetura/